Músicos

joão mário

Trombonista

P1110555.JPG

  João Mário Castanheira Fernandes é natural do concelho de Arganil, Coimbra.
Iniciou o seu percurso musical aos 9 anos de idade, na escola de música da Associação Filarmónica de Arganil, onde começou por aprender eufónio. Aos 11 anos, ingressou no Conservatório de Música de Coimbra, em trombone tenor, na classe do professor Alcides Paiva. Após conclusão do 5º Grau, em trombone tenor, prosseguiu os estudos em trombone baixo, onde estudou até ao 8º Grau, na classe do professor Ricardo Gonçalves.
  No seu trajeto musical, já trabalhou com trombonistas de renome, destacando-se Ben van Dijk, Juan Carlos Matamoros, Ximo Vicedo, Francisco Guillén, Rúben da Luz, Nuno Scarpa, Álvaro Pinto, Luís Rodrigues, Sérgio Simões e Jarrett Butler.
  Participou em vários Estágios de orquestra, promovidos por diversas organizações, destacando-se o XIV Curso Internacional de Arte Orquestral, sob a orientação pedagógica e artística do Maestro Ernst Schelle, Estágio da Banda Fórum, em Tomar, dirigido pelo maestro e compositor Afonso Alves, e I Estágio de Orquestra de Sopros e Percussão – Estágio do Açor, sob orientação do Maestro Francisco Sequeira. Em julho, de 2019, foi selecionado para orientador de trombone do VI Estágio de Verão da Academia Artística do Município de Tábua, sob a direção do Maestro Francisco Sequeira.
  Em 2020, participou no concerto da Orquestra Académica da Universidade de Coimbra, no Teatro Académico Gil Vicente, sob direção dos maestros Leandro Alves e André Granjo, no âmbito da celebração dos 730 anos da Universidade de Coimbra. Ainda no ano de 2020, participou no concerto do Choral Poliphonico de Coimbra, na Igreja da Lapa (Porto), integrando um quarteto de metais, sob direção do maestro e professor Paulo Moniz. Atualmente, é executante da Associação Filarmónica de Arganil, onde também leciona aulas de trombone na Escola de Música. É ainda membro do grupo musical AFADIXIE. Paralelamente com a vida musical, estuda Engenharia Informática na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital.