Músicos

Alexandre Madeira

Saxofonista

IMG_0983.JPG

Alexandre Madeira é diplomado em Saxofone pelo Conservatório de Música de Coimbra e licenciado pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo – ESMAE (Porto).

 Trabalhou com os professores Henk van Twillert, Fernando Ramos, Jean-Yves Fourmeau, Ed Boogard, Arno Bornkamp, Claude Délangle, Jean-Denis Michat e Gerard McCristal (Saxofone), Paulo Perfeito, Carlos Azevedo, José Pedro Coelho, Telmo Marques, Gileno Santana (Jazz), Hugues Kestman e Xelo Giner (Música Contemporânea), Jean Sebastien Béreau, Robert Houlihan, Alberto Roque, Luís Clemente, João Paulo Fernandes e André Granjo (Direção de Orquestra).

Tem tido uma vasta atividade como docente em escolas como os Conservatórios de Coimbra, Braga, Águeda, Covilhã e tem sido convidado para ministrar cursos por todo o país.

 Como Instrumentista, conta com inúmeros concertos realizados em orquestras como as Orquestras Sinfónica, de Sopros e de Música Contemporânea da ESMAE, Orquestra de Músicos do Mediterrâneo, European Saxophone Ensemble, Orquestra Portuguesa de Saxofones, Coimbra Jazz Ensemble, entre outras, contando diversas digressões nos vários continentes, diversos prémios internacionais, concertos a solo e gravações  de CD.

 Enquanto Maestro, dirigiu várias formações orquestrais de sopros, de cordas, sinfónicas e coros, bailados e musicais, tendo realizado inúmeras orquestrações. Foi diretor artístico da Filarmónica Marialva de Cantanhede no ano da sua fundação tendo realizado concertos, romarias e uma digressão em Espanha.

 Atualmente, é convidado para tocar em diversas orquestras de sopros, big band’s, programas televisivos e para ministrar workshops, é professor de Saxofone no Conservatório Regional de Coimbra e na Escola de Música São Teotónio e maestro da Sociedade Filarmónica Fraternidade de São João de Areias.